Unicamp Diretoria Acadêmica

Mensagens do Relatório de Matrícula da Graduação Imprimir

MENSAGEM
SITUAÇÃO
O QUE SIGNIFICA?
O QUE TENHO QUE FAZER?
- Aceita Você está matriculado na disciplina. Comparecer às aulas.
Aluno desistiu da disciplina. Não Aceita Aluno pediu exclusão da disciplina na alteração de matrícula, ou aluno solicitou desistência de matrícula -
Conflito de horário com outra disciplina Não Aceita Essa disciplina possui conflito de horário com outra disciplina em que você foi matriculado. Não é possível cursar duas disciplinas no mesmo horário. Você pode tentar resolver o conflito de horário solicitando matrícula em outra turma com horário diferente. 
Disciplina/Turma inexistente Não Aceita Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque a disciplina/turma solicitada não está mais sendo oferecida para este semestre.
Essa ocorrência raramente acontece, pois o sistema já valida se o aluno digitou um código de disciplina oferecida. Apenas ocorreria se houvesse a exclusão da disciplina no meio do período de matrícula.
Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Eletiva sem autorização Não Aceita As disciplinas eletivas dependem da autorização do coordenador do curso responsável pela disciplina. Para eletivas, os coordenadores geralmente não são da coordenadoria do curso do aluno e sim da coordenadoria do curso responsável pela disciplina.
Se no relatório de matrícula aparece a mensagem "Eletiva sem autorização", é porque o coordenador não autorizou a matrícula nessa disciplina.
Pode verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Excede 2 disc Especial / Recuperação Não Aceita Não é possível solicitar mais que duas disciplinas com situação de oferecimento Especial I ou II, ou mais que duas disciplinas com situação do oferecimento Recuperação. Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Exclusão pelo Coord. do curso Não Aceita Durante o período de Adequação de Matrícula, os coordenadores responsáveis pelas disciplinas podem excluir os alunos de uma turma, mas apenas com intuito de fechar ou diminuir o número de vagas de uma turma. Mas o aluno deve ser remanejado para outra turma com vaga. Permanece a exclusão do coordenador, apenas se não há outra turma com vaga.
Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque o coordenador precisou adequar as turmas durante a Adequação de Matrícula.
Você pode conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina, para ver se há outra turma aberta. Se ele disser que aprovará sua matrícula, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Extracurricular sem autorização Não Aceita As disciplinas extracurriculares dependem da autorização do coordenador do curso responsável pela disciplina. Para extracurriculares, os coordenadores geralmente não são da coordenadoria do curso do aluno e sim da coordenadoria de curso responsável pela disciplina.
Se no relatório de matrícula aparece a mensagem "Extracurricular sem autorização", é porque o coordenador não autorizou a matrícula nessa disciplina.
Pode verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Falta de Pré-Requisito Não Aceita A falta de pré-requisito pode ocorrer por três motivos:
1º - por não ter cursado as disciplinas que são pré-requisito para a disciplina.
2º - por não ter a conclusão do curso solicitada (AA450 – 50% do curso concluído, AA470 – 70% do curso concluído, AA480 – 80% do curso concluído).
3º - por não ter autorização AA200. Algumas coordenadorias querem aprovar individualmente os alunos para determinadas disciplinas. Assim elas cadastram um pré-requisito AA200. Nesses casos, gera uma autorização em que cabe ao coordenador do curso responsável pela disciplina aceitar ou não as matrículas.
Se no relatório aparece a ocorrência falta de pré-requisito, é porque você não possui o pré-requisito cadastrado ou o coordenador do curso responsável pela disciplina não aceitou a autorização AA200.
Verifique cuidadosamente os pré-requisitos da disciplina no caderno de horários. Provavelmente tem algum faltando. Se você tiver todos esses pré-requisitos, verifique se a disciplina possui o pré-requisito AA200. Nesse caso, você deve conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina. Se ele disser que aprovará sua matrícula, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Indeferida pela coordenadoria Não Aceita Apenas para Estudante Especial - O coordenador do curso responsável pela disciplina não autorizou a matrícula de aluno especial na disciplina. Verifique se há possibilidade de conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina e tente novamente em uma próxima oportunidade.
Indeferida por não atuação do coordenador Não Aceita Apenas para Estudante Especial - O coordenador do curso responsável pela disciplina não atuou na autorização da matrícula do aluno especial na disciplina. Verifique se há possibilidade de conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina e tente novamente em uma próxima oportunidade.
Não apto para Especial I ou II Não Aceita Para o aluno cursar uma disciplina Especial, a disciplina deve ser obrigatória para o aluno e tem que ter pelo menos uma reprovação da disciplina no histórico como obrigatória, como reprovada por nota ou por conceito. Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Não apto para recuperação Não Aceita Para o aluno cursar uma disciplina de Recuperação, a disciplina tem que ser obrigatória para o aluno e: deve estar na matrícula atual, ou, deve ter pelo menos uma reprovação da disciplina no histórico como obrigatória, como reprovada por nota ou por conceito, no período anterior. Verificar se você se enquadra na situação.
Não atende ao plano de estudos Não Aceita O coordenador do curso do aluno não aprovou a matrícula na disciplina. Aluno do PAA (Programa de Apoio Acadêmico), caso não solicite a matrícula com o mesmo conjunto de disciplinas aprovado no plano de estudos, dependerá do coordenador para aprová-las individualmente. Pode verificar com o coordenador do curso se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula nas disciplinas novamente.
Rematrícula Não Aceita A sua matrícula foi negada pois você já cursou essa disciplina ou uma equivalente.
Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Reserva não satisfeita Não Aceita Algumas disciplinas possuem reserva cadastrada, podendo ser por ano de catálogo e/ou por curso. Essa informação está no caderno de horário. Se o aluno solicitou uma disciplina que possui reserva e o aluno não atende a reserva, é gerada uma autorização e cabe ao coordenador do curso responsável pela disciplina aceitar individualmente os alunos que não possuem reserva.
Se no relatório  de matrícula aparece a ocorrência "Reserva não satisfeita", é porque o coordenador não atuou na autorização ou não aceitou a matrícula do aluno que não atende a reserva daquela disciplina/turma.
Você pode conferir a reserva da disciplina no caderno de horários e verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Turma fechada Não Aceita A turma em que você pediu matrícula foi fechada. Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra turma ou outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina ou na outra turma novamente.
Turma Lotada Não Aceita As vagas da turma foram preenchidas por outros alunos com maior prioridade na matrícula. Se o aluno ficar na posição de atribuição posterior ao número de vagas, é gerada uma autorização de Viola Vaga, na qual cabe ao coordenador do curso responsável pela disciplina aceitar individualmente os alunos além do número de vagas.
Se no relatório aparece a ocorrência "Turma lotada", é porque o coordenador não aceitou violar a quantidade de vagas na turma.
Pode verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de "Violar vaga". Sendo possível, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
substituída pelo sistema por outra , Reg. Geral de Graduação. Aviso Antes da Adequação de Matrícula pelos coordenadores, o sistema faz a atribuição de vagas dos alunos, e em seguida, realiza a redistribuição dos alunos nas turmas. Reg. Geral de Graduação: “As matrículas efetuadas em disciplinas/turmas com o mesmo horário e a mesma reserva serão reclassificadas em ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP). As matrículas serão redistribuídas turma a turma, sendo o primeiro classificado na primeira turma, o segundo na segunda turma, e assim sucessivamente, até a última turma.”
Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque o sistema trocou o aluno de turma.
Verificar qual turma está matriculado e comparecer às aulas.
Lotada - substituída por outra Aviso Durante as atribuições de vaga, antes e durante a Adequação de Matrícula, podem ocorrer trocas de turma das disciplinas solicitadas, conforme consta no Regimento Geral de Graduação: “A solicitação de matrícula não atendida, por falta de vagas ou por conflito de horário, poderá ser alocada automaticamente, de acordo com as prioridades estabelecidas neste artigo, em outra turma que disponha de vagas e tenha horário compatível com a grade horária do aluno solicitante, desde que o turno desta outra turma não seja diferente, ao mesmo tempo, do turno da turma solicitada e do turno do curso do aluno solicitante.”.
Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque o sistema trocou o aluno de turma.
Verificar qual turma está matriculado e comparecer às aulas.
substituída por pelo coordenador do curso. Aviso Durante o período de Adequação de Matrícula, os coordenadores do curso responsável pela disciplina podem remanejar os alunos para outra turma da disciplina, de acordo com seus próprios critérios.
Essa função é bastante usada quando precisa-se fechar uma turma, ou para agrupar turmas com poucas solicitações.
Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque o coordenador trocou o aluno de turma.
Verificar qual turma está matriculado e comparecer às aulas.

Compartilhar: